27 novembro 2008

A Casa Pia e o caso

O caso é que há dias a RTP anunciou que ia hoje transmitir uma grande entrevista com a antiga, digo melhor, ex-provedora da Casa Pia. Tal como muitos Portugueses, suponho, também eu estava à espera de algumas revelações que me ajudassem a fazer um juízo mais consistente e objectivo do que se terá passado naquela instituição dita de "reeducação". Esta minha expectativa foi fundada no facto de ontem terem sido conhecidas as alegações finais do Ministério Público sobre este processo e também nas posições de algum modo enérgicas que Catalina Pestana tem tido sobre este assunto. Esperava eu que a entrevista de hoje fosse uma reacção ao resultado dessas alegações, já que a entrevistada é uma pessoa que desde que foi afastada do cargo de Provedora prometeu em múltiplas entrevistas e muitas mais declarações públicas revelar toda a verdade sobre o que se terá passado naquela instituição. Ingenuidade pura! O que hoje ouvi na referida entrevista em nada me esclareceu. Pelo contrário, deu consistência às minhas dúvidas e, mais do que dúvidas, a interrogações várias.
Fiquei, com efeito, particularmente curioso em perceber o que terá acontecido para que na entrevista de hoje a ex-Provedora não tenha respondido a quase nenhuma das perguntas que lhe foram colocadas. Refiro-me, em particular, ao desafio que lhe foi lançado para que finalmente revelasse os nomes de muitos outros abusadores de crianças e jovens da Casa Pia, já que desde que foi afastada do cargo tem dito que para além das pessoas que estão formalmente acusadas haveria muitas outras que o deveriam ser. A esta pergunta respondeu com aquele seu ar, que não posso deixar de adjectivar de beático, que nada podia dizer (ainda não foi desta que se desfez o tabu ...) .
Em síntese, esta entrevista de hoje colocou mais dúvidas do que as que pretendeu esclarecer, sendo que, das muitas que foram suscitadas, duas delas, parece-me, adquirem particular relevância e pertinência, a saber: o que esconde a Casa Pia ? O que justifica que o mais alto cargo dessa instituição seja de nomeação governamental ?

Sem comentários: