06 novembro 2008

Barack Obama: A vitória e o significado

Foram seis os candidatos nas eleições presidenciais nos Estados Unidos da América, mas só dois, Barack Obama e John Mccain, mereceram a atenção da opinião pública nacional, norte-americana e internacional. Nos EUA, como em muitos outros lugares do mundo, cada vez mais se impõe uma lógica de bipolarização partidária. Enfraquecimento dos direitos de expressão democrática?
Seja como for, contados os votos nas eleições realizadas no dia 4 de Novembro do ano de 2008 o vencedor foi Barack Obama. Será, por via disso, o próximo Presidente dos Estados Unidos da América.
A eleição deste homem afro-americano adquire múltiplos significados por referência quer à história desse país, quer ao momento histórico mundial em que ocorre. Na verdade, a eleição de um "negro", ainda que não tenha o nariz achatado e os lábios grossos, não deixa de anunciar profundas alterações do processo cultural e das configurações simbólicas que estão a ocorrer num país cuja história foi, em grande parte, construída na base da segregação racial. Por outro lado, tendo presente a função" modelar" que os EUA têm vindo a desempenhar para o mundo nas últimas décadas, é possível admitir que a questão racial seja a partir de agora um tema central no debate e nas estratégias politicas mundiais. Será interessante a este propósito acompanhar com especial atenção a interpretação estratégica-politica que deste acontecimento irão fazer algumas zonas do globo cuja história recente tem sido claramente influenciada e até ditada pela política externa norte-americana.

Sem comentários: